Ela é solicitada pelo ortodontista após a primeira visita, com o objetivo de ajudar no fechamento do diagnóstico e na elaboração do melhor plano de tratamento, individualizado para cada caso. Às vezes também podem ser solicitadas no decorrer do tratamento, para um reestudo. Geralmente são realizadas em Clínicas de radiologia odontológica, que levam em torno de uma semana para prepará-la e enviá-la para o consultório do ortodontista. Elas podem conter fotografias de face e intrabucais, radiografias periapicais e bite-wing, radiografia panorâmica, telerradiografia cefalométrica de perfil e em 45°, análises cefalométricas, radiografia carpal, telerradiografia póstero-anterior e modelos de estudo em gesso. O ortodontista saberá exatamente o que deve pedir, pois nem todos esses exames descritos acima são necessários em todos os casos.

documentacao

Radiografia panorâmica

documentacao-ortodontica-editada

Radiografias periapicais e Bite-wing

Atualmente muitos ortodontistas têm solicitado também tomografias computadorizadas de feixe cônico, para evidenciar detalhes específicos em casos selecionados. São excelentes ferramentas à disposição do profissional, que conseguem desta forma visualizar as imagens em três dimensões e sem distorção.

Existe também a possibilidade do profissional, que utiliza alguns programas específicos de computador, solicitar exclusivamente uma única tomografia de cabeça a fim de substituir as radiografias listadas na documentação acima. Porém, as evidências científicas mostram que não se deveria solicitar tomografias indiscriminadamente de todos os casos, sem que haja uma real motivação, para não onerar o paciente nem submetê-lo às radiações ionizantes inerentes ao procedimento desnecessariamente.

Após o início do tratamento, a documentação ficará armazenada no consultório do ortodontista, que será o responsável pela sua guarda. Assim ele poderá consultá-la sempre que precisar, mesmo após o término do tratamento. O paciente poderá ter acesso à mesma quando desejar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados. *