Eventualmente, o ortodontista poderá precisar de uma ancoragem extra, que não utilize forças extras-bucais nem que faça ancoragem sobre outros dentes. Nesses casos poderá usar a chamada ancoragem esquelética, que utiliza mini-implantes ou mini placas.

Os mini-implantes são pequenos parafusos de liga de titânio, totalmente biocompatíveis (não apresentam nenhum tipo de reação indesejada ou rejeição por parte do organismo), facilmente instalados e removidos. Funcionam como implantes temporários e ajudam nas movimentações dentárias. A grande vantagem é não depender da colaboração dos pacientes por serem fixos, tornando alguns movimentos mais previsíveis e rápidos. Com sua utilização, muitas vezes pode-se eliminar a necessidade do uso dos elásticos intermaxilares.

As mini placas são também confeccionadas em liga de titânio e são indicadas quando se necessita de uma maior resistência, para se movimentar grupos de dentes. Também são biocompatíveis e o único cuidado que se pede ao paciente é que não negligencie a higiene oral na região. Sua instalação é um pouco mais demorada e deve ser feita por um cirurgião. Após o final do movimento desejado, poderá ser removida também pelo cirurgião.

Agende uma consulta e saiba o porquê da clínica Machado Cruz ser referência no tratamento de Ortodontia em Brasília.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados. *