Arco lingual – este mantenedor fixo, de construção simples, é muito usado na arcada inferior. É muito eficiente para ajudar a manter o espaço de dentes de leite perdidos antes da hora, para ajudar a se conseguir espaço para a acomodação de todos os dentes permanentes na arcada inferior na fase de troca de dentes e também pode ser usado durante o tratamento ortodôntico com aparelho fixo, quando se deseja ancorar os dentes posteriores, não os deixando se movimentar para frente.

Mantenedores de espaço tipo arco lingual

Mantenedores de espaço tipo arco lingual

Botão de Nance  é sempre usado na arcada superior. Também é muito simples e quase não incomoda o paciente. No começo pode haver alguma alteração na fonação, mas logo o paciente se acostuma. Pode ser usado para manter espaços no caso de vários dentes de leite perdidos antes da hora ou então como recurso de ancoragem quando não se deseja a movimentação dos dentes posteriores, tanto na fase de dentição decídua, mista ou permanente.

arco-lingual2

Banda-alça – é o mantenedor de espaço de escolha quando houver a perda de um único dente de leite, tanto na arcada superior quanto inferior. Fica cimentado ao dente vizinho ao espaço que esse deseja manter e deve ser frequentemente monitorado pelo ortodontista, que vai assegurar que tudo se passe bem com a erupção do dente permanente sucessor.

banda-alça

Mantenedores de espaço tipo banda alça


Barra transpalatina (BTP) –
utilizada na arcada superior, geralmente une os dois primeiros molares, mas também podem ser colocados unindo os dois segundos molares. Pode ser fixa ou removível.

São usadas como mantenedores de espaço na arcada superior durante a fase de troca de dentes, para evitar que os molares migrem para frente, ocupando o espaço dos dentes permanentes que ainda não irromperam (caninos e pré-molares).

Também podem seu usadas para corrigir rotações de molares ou assimetrias entre a posição dos molares direito e esquerdo, como reforço de ancoragem dos dentes posteriores durante o fechamento de espaços de extrações de pré-molares, quando não se deseja que os molares migrem para frente ou ainda no tratamento das mordidas abertas anteriores (a língua pressionará a barra transpalatina e com isso instruirá os molares, ajudando no fechamento da mordida).

barra-transpalatina5

Em geral são bem aceitos pelos pacientes, que relatam pequeno desconforto na deglutição e na fonação somente nos primeiros dias após sua instalação.

Placa lábioativa (PLA) ou Lip bumper – aparelho auxiliar removível utilizado na arcada inferior, acoplado a tubos soldados em anéis nos primeiros molares permanentes. Sua principal função é ajudar a ganhar espaço na arcada inferior, nos casos onde não há espaço adequado para acomodar todos os dentes permanentes. O ganho de espaço não é muito grande, pois dificilmente se conseguirá uma força suficiente para empurrar os molares para trás. O que ocorre na maioria das vezes é uma verticalização desses molares, quando estão inclinados para frente. A força é gerada pela pressão exercida pelo lábio inferior sobre a parte anterior do lip bumper, confeccionada em acrílico, que é transmitida para os molares. Outra utilidade deste aparelho é simplesmente manter os espaços na arcada inferior, tal qual um arco lingual, sem deixar os molares migrarem para frente.

Placa lábio-ativa (PLA) usada tanto como mantenedor de espaço na arcada inferior, quanto como aparelho para distalizar ou verticalizar molares a fim de aumentar o perímetro da arcada inferior

Placa lábio-ativa (PLA) usada tanto como mantenedor de espaço na arcada inferior, quanto como aparelho para distalizar ou verticalizar molares a fim de aumentar o perímetro da arcada inferior


Agende uma consulta e saiba o porquê da clínica Machado Cruz ser referência no tratamento de Ortodontia em Brasília.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados. *