As chamadas DTM ou desordens têmporo-mandibulares são alterações nas articulações têmporo-mandibulares (articulações móveis que ligam a mandíbula ao crânio), causando dor e/ou desconforto ao abrir e fechar a boca. Em casos mais severos pode haver alguma limitação funcional com dificuldade na abertura da boca (trismo) ou dificuldade de fechá-la após uma grande abertura (sub-luxação). Em geral, as disfunções têmporo-mandibulares ocorrem em pacientes adolescentes ou adultos, sendo pouco comuns em crianças. Uma grande parte da população apresenta estalos durante a abertura ou o fechamento da boca, mas se esses barulhos forem sinais clínicos isolados, sem sintomas dolorosos ou limitação funcional, não há necessidade de tratamento.

As causas das DTM podem ser inúmeras, por isso o diagnóstico nem sempre é fácil. Para facilitar uma tomada de decisão terapêutica, além do exame clínico há a possibilidade do profissional pedir exames complementares como radiografias, tomografias e ressonâncias magnéticas.

O tratamento das DTM é realizado por diversos profissionais, dependendo da causa ou das possíveis causas do problema. Vão desde o uso de placas interoclusais e exercícios fisioterápicos até procedimentos cirúrgicos. A Ortodontia pode ajudar bastante nessa terapia, não só na execução dessas placas interoclusais, como também na melhora da oclusão do paciente, proporcionado maior equilíbrio na relação entre os dentes. Um tratamento ortodôntico é capaz de favorecer uma melhor intercuspidação dentária, removendo contatos oclusais indesejados e corrigindo cruzamentos dentários.

Agende uma consulta e saiba o porquê da clínica Machado Cruz ser referência no tratamento de Ortodontia em Brasília.