Pequenas recidivas existem, então para tentar evitá-las, após a remoção do aparelho, é iniciada uma das fases mais importantes do tratamento que é a fase da contenção. Contenção é a manutenção dos dentes nas posições estéticas e funcionais ideais, obtidas durante o período de tratamento ativo, até que se forme novo tecido ósseo em torno dos mesmos, e até que lábios e língua tenham se adaptado a estas novas posições.
Existem vários tipos de aparelhos de contenção, fixos e removíveis. O ortodontista decidirá qual ou quais o paciente deverá usar e fixará os intervalos nos quais o paciente deverá comparecer ao consultório para acompanhamento. Cada paciente terá o seu protocolo de contenção explicado pelo ortodontista ao final do tratamento. Nesse protocolo serão informadas quantas horas por dia deverá usar os aparelhos e o procedimento no caso de quebra ou perda dos mesmos.
Protegendo o investimento ortodôntico
O paciente é a pessoa encarregada de manter seus dentes alinhados. Como se faz isso? Usando as contenções.
As contenções são usadas por dois motivos: primeiro,
permitir que o osso se recupere após os dentes terem sido movimentados e segundo, para evitar que os dentes deslizem de suas posições. Em outras palavras, as contenções preservam e estabilizam os resultados que o paciente e seu ortodontista conseguiram durante seu tratamento ortodôntico.
Expectativas a longo prazo
O fato é que, ao longo de sua vida, mesmo que alguém tenha feito tratamento ortodôntico, pode-se esperar mudanças
na posição dos dentes. Muitos fatores atuam juntos para causar o deslocamento dos dentes. Tais mudanças variam de indivíduo para indivíduo e na maior parte do tempo elas são difíceis de serem notadas. Mas em certas ocasiões podem ocorrer mudanças desagradáveis tanto para o paciente quanto para o ortodontista. Mudanças na posição dos dentes não são uma falha do seu tratamento ortodôntico, mas um processo natural. Nós sofremos mudanças no nosso corpo à medida que envelhecemos e os dentes não são exceção. Para ajudar a controlar e limitar essas mudanças, as contenções são prescritas depois que os aparelhos fixos são removidos.
Deve-se usar o aparelho de contenção conforme orientação do ortodontista
Depois que o aparelho ortodôntico é removido, o paciente e seu ortodontista irão querer manter o novo sorriso bonito e saudável.
A melhor maneira de fazer isso é usando o aparelho de contenção.
Apesar de parecer simples, o aparelho de contenção é muito eficiente. Ele é parte importante do tratamento ortodôntico e foi planejado para manter os dentes do paciente exatamente nos locais onde foram colocados. Se o paciente usá-lo da forma como foi orientado, ele será a peça chave para manter o sucesso do tratamento.
Há uma grande variedade de aparelhos de contenção. Alguns são removíveis e outros são fixos, ou seja, são colados aos dentes, e não podem ser removidos. O ortodontista saberá qual a melhor opção para cada caso e escolherá o que irá oferecer o melhor resultado, que é o de manter dentes em suas devidas posições.
Para que o aparelho de contenção consiga cumprir sua missão, deve-se seguir três regras:
1. Usá-lo conforme prescrito.
Os aparelhos de contenção só serão efetivos se o paciente seguir adequadamente as instruções de uso prescritas pelo ortodontista.
Eles só estarão trabalhando quando estiverem na boca, não no bolso ou na bolsa. Usar o aparelho de contenção após a remoção do aparelho fixo é a melhor forma de preservar o sorriso bonito e saudável!
2. Mantê-lo limpo.
Se o aparelho de contenção já está adaptado, é hora de mantê-lo limpo quando você for retirá-lo. O ortodontista irá explicar como fazer isso.
Se o aparelho de contenção está colado aos dentes, é importante escová-lo adequadamente após as refeições e usar
o fio dental pelo menos uma vez ao dia, passando-o sob o fio ortodôntico. O ortodontista irá ensinar como ter cuidado com o aparelho de contenção fixo. Se não for possível escovar os dentes após a refeição, deve-se pelo menos tentar bochechar com água até que tenha a possibilidade de escová-lo da forma apropriada.
Seja o aparelho de contenção fixo ou removível, o paciente deve certificar-se de visitar o Ortodontista pelo menos a cada 6 meses ou em outro intervalo sugerido pelo Ortodontista, quando ele poderá ajudar na limpeza.
3. Manipular o aparelho com cuidado.
Deve-se lembrar que quando o aparelho de contenção removível não estiver na boca, deve estar na sua caixa de plástico. Aparelhos de contenção são facilmente perdidos, mais do que se imagina, e sua substituição tem um custo elevado. Se colocados no bolso, na bolsa ou na mochila fora de suas caixas, podem cair e se perder ou se quebrar. Se forem retirados para se alimentar e enrolados em um guardanapo, ele poderá ser acidentalmente jogado no lixo. Se deixados jogados em qualquer lugar, podem cair no chão e serem pisados, ou ainda serem pegos por animais domésticos, como cães ou gatos.
Se a orientação recebida for para usar o aparelho de contenção durante somente uma parte do dia, ele deverá ser guardado na sua caixa durante o restante do período. Desta forma se terá certeza de que ele não será quebrado ou perdido.
Contatar o ortodontista imediatamente se houver algum problema com o aparelho de contenção.
Se o aparelho de contenção quebrar ou se perder, deve-se entrar em contato o mais rápido possível com o ortodontista, que poderá substituí-lo. Da mesma forma, se ele não estiver bem ajustado ou adaptado – o que pode ocorrer se não forem usados da forma como o ortodontista prescreveu – ou caso o aparelho de contenção fixo se soltar, deve-se ligar para o ortodontista e marcar uma consulta.

Placa de contenção superior tipo Wrap around

Placa de contenção superior tipo Wrap around
Seguir as orientações do ortodontista.
O aparelho de contenção foi desenhado para ter um papel importantíssimo no tratamento ortodôntico. É muito importante que sejam usados exatamente da forma como foi orientado. Se não for feito desta forma, não será possível garantir a manutenção dos objetivos alcançados. Os dentes podem retornar às posições originais, comprometendo parte do grande resultado obtido.
Pode ser que se precise usar o aparelho de contenção por algum tempo. Cada caso clínico é diferente. Simplesmente deve-se seguir os conselhos do Ortodontista, que é quem conhece melhor o caso. Existem pacientes que necessitarão de contenção permanente. Só o ortodontista poderá determinar a duração da sua contenção.
Deixe uma resposta