202015ago
A extração do siso

A retirada ou não dos terceiros molares (dentes do siso) é um assunto que gera muitas dúvidas entre os pacientes. É comum haver pessoas que possuem apenas um ou dois sisos, e não todos os quatro.

Antigamente, nossos ancestrais possuíam três e até mesmo quatro molares em cada hemi-arco. A maior quantidade de dentes na região de trás da boca se justificava pela necessidade, pois esses dentes eram utilizados no processo de mastigação da carne ainda crua. Entretanto, com a evolução humana veio o preparo da carne e o aparecimento de outros alimentos processados. Sendo assim, não precisávamos mais de tantos molares para a mastigação e geração após geração os mesmos começaram a desaparecer.

A ciência já tem indicações de quais genes são responsáveis pela ausência de dentes, por isso quando uma pessoa da família tem falta desses sisos, é bastante provável que seus descendentes também venham a ter. E aqueles que porventura ficaram, que ainda são maioria, geralmente, não têm espaço adequado na cavidade bucal e acabam sendo extraídos.

Normalmente, quando se retira um deles por falta de espaço, deve-se retirar também o outro que mastiga com ele, mesmo que tenha tido espaço adequado na boca, pois se torna sem função. Dentes sisos que não nascem, ou seja, que permanecem dentro do osso, mesmo que não incomodem o paciente, também devem ser retirados. A maioria dos dentistas recomenda esse procedimento para evitar que possam prejudicar os dentes vizinhos ou possa aparecer um cisto em torno deles.

A extração também é indicada quando eles nascem parcialmente ou nascem em posição errada. Quando nascem parcialmente, ou seja, quando uma parte do dente fica para dentro e outra para fora da gengiva, por falta de espaço ou por posicionamento errado, há um risco de ocorrer uma pericoronarite. A pericoronarite é uma inflamação do capuz de gengiva que cobre parte do dente siso, causada pelo acúmulo de placa bacteriana embaixo dele. Há um descolamento da gengiva, que fica inchada e dolorida.

Outra indicação para a remoção dos sisos é ortodôntica. Nos casos de tratamento ortodôntico, a extração do siso pode ajudar a ganhar espaço na arcada, facilitando assim o alinhamento dos demais dentes.

Cirurgia para remoção

Quando se fala em cirurgia para remoção dos sisos, uma questão recorrente é o medo da dor, mas o procedimento é muito seguro e realizado sob o efeito de anestesia local. Pacientes mais ansiosos podem conversar com o cirurgião e pedir para serem sedados e, ao final, nem se lembrarão do procedimento.

São raros os casos que os pacientes apresentam complicações. Alguns casos podem ter um inchaço na região que pode durar alguns dias. Os cuidados pós-operatórios são simples, tais como tomar a medicação indicada, ficar de repouso, evitar comer determinados alimentos, não mexer na região operada e seguir as recomendações indicadas pelo profissional.

Para mais orientações sobre a indicação ou remoção dos sisos, marque uma consulta com um dos profissionais da Machado Cruz Odontologia.

Veja no vídeo abaixo como é o procedimento de extração do siso.