12014abr
A primeira consulta de uma criança

A primeira consulta de uma criança

A Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial (ABOR) recomenda que a primeira visita ao ortodontista ocorra por volta dos 6 ou 7 anos de idade, ocasião que a criança estará trocando os primeiros dentes de leite. Nessa consulta o ortodontista poderá avaliar o crescimento facial, a sequência e cronologia de troca de dentes, a presença de hábitos nocivos que precisarão ser removidos (como, por exemplo, o hábito de chupar o dedo ou a chupeta), eventuais problemas funcionais (mastigação, deglutição, fonação e respiração) e o histórico familiar relacionado à problemas de oclusão.

Poderá pedir algumas radiografias, fotografias e/ou modelos de gesso para complementar o diagnóstico e, desta forma, estará apto a controlar o crescimento da maxila e mandíbula para que ocorram da forma mais adequada, supervisionar o processo de troca de dentes e instalar aparelhos para manter espaços onde for preciso. Existem casos onde a criança é orientada pelo seu odontopediatra a antecipar a visita ao ortodontista e ela ocorre antes da troca dos dentes.

Depois dessa primeira visita e do estabelecimento do melhor protocolo de tratamento, os pais serão orientados a respeito da periodicidade que deverão comparecer ao consultório. Nem sempre são necessárias intervenções ortodônticas, mas controles periódicos semestrais ou anuais são recomendados. Sempre que houver mais de uma opção de tratamento possível, o profissional deverá explicar cada uma aos pais e à criança, e a decisão deverá ser tomada em conjunto, considerando as vantagens e desvantagens de cada uma.

As crianças estão dando cada vez mais valor à aparência do sorriso. Dentes muito tortos podem influenciar negativamente a formação da personalidade e minar a sua autoconfiança.

Estimule seu filho a criar bons hábitos de saúde bucal e traga-o para fazer uma consulta preventiva!


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados. *